quarta-feira, 6 de julho de 2016

ESCUDOS CRISTALINOS



Escudos Cristalinos

São estruturas geológicas antigas, formadas na era Pré-cambriana e início da era Paleozoica, presentes na crosta terrestre. 
 - Formação muito antiga (principalmente Pré-cambriano). Presença de minerais metálicos e não metálicos. 
 - Presença de rochas magmáticas e metamórficas. 
 - Baixa incidência de atividades sísmicas (terremotos), ou seja, área de estabilidade tectônica. 
 - Ausência de cobertura sedimentar. 
  - Presença de áreas que sofreram longos períodos de erosão. 

 Recursos minerais: Por se tratar de uma estrutura geológica muito antiga, os escudos cristalinos apresentam grande quantidade de recursos minerais. As áreas que apresentam formação mais antigas são ricas em minerais não metálicos como, por exemplo, granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato. Já nas áreas de formação mais recente (Proterozoico), ou menos antiga, os minerais metálicos estão mais presentes. Os principais são: minério de ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel. 


 Escudos cristalinos no Brasil: No território brasileiro, os escudos cristalinos correspondem a 36% da crosta terrestre (relativo às terras emersas). São antigos, ou seja, formados na era Pré-cambriana. Apresentam altitudes medianas, em torno de 600 metros. São áreas com grande presença de recursos minerais, principalmente minerais metálicos (minério de ferro, estanho, manganês, bauxita, cobre e ouro). Este fato faz do Brasil um dos principais produtores e  exportadores de minerais metálicos do mundo.   

Os escudos cristalinos no Brasil são: 
 - Escudo das Guianas (extremo norte do Brasil)  
 - Escudo do Brasil Central (região Centro - norte) 
 - Escudo Atlântico (região Centro - leste).