domingo, 17 de julho de 2016

MICROCLIMA URBANO



Microclima


Microclima urbano é um termo usado em Climatologia para designar um conjunto de condições climáticas (temperatura, umidade, sensação térmica, pluviosidade) de uma pequena área dentro de uma cidade. Estas áreas apresentam características climáticas diferentes do restante da cidade. 

 *Características principais do microclima urbano: 
 - Temperaturas mais elevadas ou menores em relação às áreas vizinhas.
- Umidade do ar menor ou maior em relação às regiões ao redor. 
 - Sensação térmica diferente das regiões próximas. 

 *Principais causas e consequências da formação do microclima urbano 
 - Topografia diferente das demais áreas da cidade. Um bairro presente numa área mais elevada do que o restante da cidade pode, por exemplo, apresentar temperaturas um pouco menores do que os bairros mais baixos.
- Diferenças significativas de vegetação de uma área de microclima com relação ao restante da cidade. Num bairro muito arborizado, numa cidade com pouca arborização, podemos encontrar um microclima com temperaturas mais baixas e maior presença de umidade do ar do que no restante da cidade.
- Presença de poluição do ar. Uma região com elevada poluição do ar pode apresentar microclima com temperaturas mais elevadas do que as outras áreas ao redor.
- Áreas ou bairros com muita construção e asfalto podem possuir microclima com temperaturas mais elevadas do que outras regiões próximas. Exemplo: nas grandes cidades, o centro da cidade geralmente apresenta microclima com temperaturas mais elevadas do que nos bairros residenciais.

*Ilhas de calor
A ilha de calor é um exemplo de microclima urbano. Ela pode se formar por causas naturais, porém o mais comum são as modificações provocadas pelos seres humanos. 
 As ilhas de calor apresentam temperaturas mais elevadas do que as regiões ao redor e umidade relativa do ar mais baixa. Formam-se, geralmente, pela intensa presença de prédios e asfalto num bairro ou região, com pouca presença de cobertura vegetal.

***OBS:
A urbanização, pela modificação da paisagem natural, provoca alterações nas propriedades aerodinâmicas e radioativas da superfície, nas propriedades térmicas do substrato e nas propriedades hidráulicas da superfície e do solo. Além disso, as emissões antropogênicas de calor e poluentes e as alterações nos padrões de evaporação da superfície modificam as propriedades térmicas e radiométricas da atmosfera urbana (Oke, 1982; Huang et al. 2009).