quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Inclinação dos planetas - Eixo de rotação dos planetas ou obliqüidade


Todos os planetas sofrer dos caprichos da força gravitacional do sistema solar e dos planetas próximos. Os planetas são "fustigados" sobre o tecido dimensional do espaço-tempo, como na superfície de um trampolim gigante modificado pela gravidade dos planetas, do Sol e das estrelas. Esta deformação permanente ou curvatura do espaço-tempo, cria as ondas caóticas da gravidade. Se pudéssemos olhar o sistema solar do lado de fora, muito acima do polo norte da Terra, veríamos os planetas orbitam em torno do Sol na direção oposta dos ponteiros do relógio. Observaríamos que o disco de rotação dos planetas é notavelmente plano só Mercúrio tem uma órbita inclinada em relação aos outros. Mas você não perceberíamos os planetas giram sobre si mesmos. Cada planetas giram em torno de um eixo de rotação diferente. A inclinação axial ou a obliquidade é o ângulo entre o eixo de rotação de um planeta e a perpendicular ao plano orbital.

Os planetas deslizam majestosamente sobre uma órbita em torno do Sol, deixando perceber nenhum traço das restrições gravitacionais que os conduzem. No entanto, uma órbita é a trajetória seguida pelo planeta para atender os constrangimentos dos efeitos gravitacionais dos múltiplos corpos celestes, em especial o do Sol. No sistema solar, todos os objetos, os planetas, os asteroides e as cometas se movem na mesma direção em torno do Sol. Mas nenhum órbita isto não é perfeitamente circular ou perfeitamente coplanares no mesmo plano do equador, em torno do objeto central. Se as órbitas dos planetas têm inclinações muito baixas em relação ao plano da eclíptica, os corpos muito menos massivos como Plutão, Eris, os asteroides ou as cometas têm órbitas muito inclinadas em relação no plano. As Órbitas têm um periélio e um afélio, portanto, uma excentricidade e uma inclinação um nó ascendentes, um ponto venal e um argumento do periélio. As órbitas dos planetas são todos mais ou menos no mesmo plano. O plano orbital é chamado a eclíptica.

Todos os planetas têm órbitas que são todos mais ou menos no mesmo plano chamado a eclíptica, mas não têm a mesma inclinação. Este eixo de rotação não é perpendicular ao plano da órbita do planeta, mas inclinado a um ângulo variável dependendo dos planetas (veja a imagem contra). No caso da Terra, este ângulo é 1 Janeiro de 2013 e de 23 ° 26'15, 32 ". Inclinação do eixo da Terra hoje perde cerca de 0,4686" por ano. Essa inclinação durante o movimento da órbita do planeta causa a sucessão das estações do ano. Ao contrário de todos os outros planetas do sistema solar, Urano está fortemente inclinado em seu eixo é quase paralelo ao seu plano orbital (97,77 °), ele dá a impressão de rolar no trilho de sua órbita alternadamente, expondo seu polo norte e o polo sul ao Sol. A rotação de Vênus é retrógrada, a inclinação do seu eixo é maior do que 90 °. Pode-se dizer que o seu eixo é inclinado "-2,64 °" (veja a imagem contra). Várias teorias existem sobre a inversão do sentido de rotação de Vênus. A espessa atmosfera de Vênus poderia retarda-lo em sua volta ao redor do Sol como um freio até gira-lo na direção oposta.