sábado, 27 de agosto de 2016

PERÍODO PRÉ CAMBRIANO




Pré cambriano
O Pré Câmbrico ou Pré Cambriano (em português do Brasil) está compreendido entre o aparecimento da Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis, que marca o início do período Cambriano da Era Paleozoica do Éon Fanerozóico, há cerca de 540 milhões de anos. Sabe-se pouco dos Éons pré-cambrianos, apesar de corresponderem a sete oitavos da vida da Terra, já que as modificações a que a crosta terrestre foi submetida posteriormente dificultam a interpretação dos vestígios deste. A maioria dos conhecimentos atuais deve-se a descobertas efetuadas nas últimas quatro ou cinco décadas. Foi durante o Pré Cambriano que os eventos mais importantes da história da Terra aconteceram:
o início do movimento das placas tectônicas;
o início da vida na Terra;
o aparecimento das primeiras células eucarióticas;
o a formação da atmosfera;
o aparecimento dos primeiros animais e vegetais.

O Período Pré Cambriano começa com o nascimento da Terra para o aparecimento de animais multicelulares, cerca de 570 milhões de anos atrás.
O metano e de outros gases eram os únicos gases na atmosfera da Terra primitiva. Estes gases dissolvidos para as massas de água, que cobriu a terra, formando uma "sopa" química complexa. Iluminação e descargas  elétricas atingiam esta sopa, que reagiu os produtos químicos, formando produtos químicos mais complexos muito semelhantes às de células vivas. Depois de alguns milhões de anos esses produtos químicos maturou a capacidade de se reproduzir. No sopa houve também glóbulos de gordura. Essa sopa foi agitada violentamente pelos ventos furiosos (velocidade superiores a 200km/h), os produtos químicos complexos podem ter ficado presos dentro dos glóbulos de gordura. Com o tempo essas estruturas evoluiu para células de revestimento cercadas por membranas gordos.
 **VIDA PRÉ CAMBRIANA NA CHINA
A vida nos mares Pré cambriano
Alguns dos primeiros a vida no mar era estromatólitos, que parecem ser feita por lotes de anéis de pedra calcária, com camadas orgânica no meio.
Vida posterior nestes mar viu uma série de criaturas moles do corpo, incluindo medusas, vermes e folha como canetas mar.
Evidencias daquele período são os icnofósseis deixados.