terça-feira, 30 de agosto de 2016

FLORESTA TROPICAL





Um dos biomas mais fascinantes do planeta Terra é a “Floresta Tropical”. Ela está cheia de árvores altas, interessantes plantas , insetos gigantes, e todos os tipos de animais. O que torna uma floresta uma floresta tropical? Como você deve ter adivinhado a partir do nome , as florestas são florestas que obter um lote de chuva. As florestas tropicais estão localizadas nos trópicos, perto do equador. A maioria das florestas tropicais podem obter precipitação média anual de pelo menos 168cm e pode ultrapassar 1000 centímetro apesar de que normalmente situa-se entre 175cm e 200cm pelo menos. As florestas tropicais também são muito úmidas e quente . Porque eles estão perto do equador , a temperatura fica entre 20 e 24 °C durante a maior parte do ano.  As chuvas são frequentes e abundantes e a umidade relativa fica entre 77 e 88%. Esses fatores garantem elevada produtividade primária, resultando em uma diversidade de recursos para os animais e contribuindo para riqueza de espécies incrivelmente alta nessas florestas. Em apenas 1 km² podem ser encontradas centenas de espécies de árvores. Onde estão as florestas tropicais do mundo?
*Existem três grandes áreas de florestas tropicais:
África - A grande floresta tropical da África está na parte central do sul do continente com o rio Congo que passa por ela. Há também florestas tropicais na África ocidental e Madagascar. 

Sudeste Asiático - Grande parte do sudeste da Ásia é considerado parte de um bioma de floresta tropical. Corre-se todo o caminho de Mianmar para a Nova Guiné.
América do Sul - Esta é a maior floresta tropical do mundo. Ela cobre a maior parte do norte da América do Sul, bem como a parte sul da América Central. A área também é conhecida pela grandiosa “Bacia Amazônica” e tem os rios Amazonas e Orinoco que passa por ela. 
As Florestas Tropicais possuem a maior biodiversidade de todos os biomas terrestres. Apesar de apenas cobrindo cerca de 6% da superfície da Terra, os cientistas estimam que cerca de metade das espécies animais e vegetais do planeta vivem em florestas tropicais do mundo. As florestas tropicais é formado por árvores muito altas e dispersas (entre 40 a 50 m), que se projetam acima do nível geral formado pelo estrato arbóreo, que é composto por árvores que formam um dossel contínuo e muito denso, atingindo entre 24 e 30 metros de altura. Por causa da densa cobertura os estratos arbustivos e herbáceos são pouco desenvolvidos, mas respondem rapidamente a qualquer abertura nos estratos superiores. As folhas são perenes. O estrato arbóreo concentra a maior diversidade de espécies vegetais, o que atrai diversos animais. Quase tudo em uma floresta tropical (fotossíntese, floração, frutificação, herbivoria e predação) acontece no alto do dossel. Há uma grande quantidade de formas vegetais que alcançam o dossel escalando os troncos das árvores, como as lianas. Há também elevada diversidade de epífitas, principalmente bromélias e orquídeas, que crescem enraizadas nos ramos e troncos úmidos superiores, mas extraem seus nutrientes da condensação atmosférica e da lavagem das copas e troncos pela água da chuva.
Seus galhos e folhas formam um guarda-chuva sobre o resto das camadas. A maioria das plantas e animais vivem nesta camada. Isso inclui macacos, pássaros, insetos e répteis de todos os tipos. Alguns animais podem viver suas vidas inteiras sem sair do dossel para tocar o chão. Esta camada é a camada mais alto com os animais que fazem muito barulho. Esta camada é composta de algumas árvores menores e arbustos, mas principalmente os troncos e galhos das árvores do dossel. Esta camada é o lar de alguns dos grandes predadores como cobras e leopardos. É também o lar de corujas, morcegos, insetos, sapos, iguanas e outros animais. O chão da floresta recebe pouca luz solar, que chega ao chão. Esta camada é o lar de muitos insetos e aranhas. Existem também alguns animais que vivem sobre esta camada, incluindo veados, porcos e cobras. Esta camada é a camada mais silenciosos como animais esgueirar-se no escuro fazendo pouco barulho. Por vezes, os cientistas referem-se a uma quarta camada chamada camada emergente. Este é constituído por árvores altas que crescem acima do dossel.
O que torna este bioma tão importante? 
As florestas tropicais são importantes para o mundo, por muitas razões. Uma razão é que eles agem como pulmões da Terra, produzindo cerca de 40% do oxigênio do mundo. Uma vez que todos nós precisamos de oxigênio para viver, que a razão ocupa bastante elevado. As florestas tropicais também oferecem uma série de medicamentos importantes para ajudar as pessoas doentes e curar doenças. Acredita-se por muitos que há ainda cura para o câncer esperando por nós para descobrir na floresta tropical. A floresta é também o lar de muitas espécies de animais e é uma parte bonita e insubstituível da natureza. O desenvolvimento humano está a matar grande parte da floresta tropical do mundo. Cerca de 40% das florestas tropicais do mundo já foram perdidas. Os ambientalistas estão fazendo o que podem para ajudar os países a preservar este bioma vital. Fatos sobre Florestas Tropicais Surpreendentemente, o solo de uma floresta tropical é raso e tem pouco nutrientes. 

Na Amazônia existem mais de 2.000 espécies de borboletas. Eles são o lar de interessantes "voadores" animais como esquilos, cobras e sapos. Estima-se que 25% dos ingredientes de medicamentos hoje vêm da floresta tropical. Florestas úmidas impactar as temperaturas e os padrões climáticos em todo o mundo. Um quinto do fornecimento de água doce do mundo está na floresta Amazônica. A cada segundo, uma seção da floresta tropical do tamanho de um campo de futebol é cortada. Apenas cerca de 2% da luz solar atinge o chão da floresta.