quarta-feira, 31 de agosto de 2016

TUNDRA




O bioma Tundra é uma planície frio e sem árvores, onde as condições adversas tornam difícil a sobrevivência para as plantas e animais. Cerca de 20% da superfície terrestre do planeta é coberta com tundra. 
Características do Bioma Tundra: Frio - A Tundra é o mais frio dos biomas. A temperatura média na tundra é de cerca de 10°C  a -18°C. Ela fica muito mais frio no inverno e mais quente durante o seu curto verão/seco. A tundra recebe uma baixa precipitação como o deserto média, cerca de 15 a 25 centímetros por ano. A maior parte delas são neve. Permafrost - Abaixo do solo superior, o chão está congelado permanentemente durante todo o ano.
É estéril:  A tundra tem poucos nutrientes para suportar a vida vegetal e animal. Ela tem um curto período de crescimento e uma baixa taxa de decomposição.                
Dois tipos de Tundra:
*Tundra alpina é a área de terra no alto das montanhas acima da linha das árvores.
* Tundra ártica  está localizado ao norte no hemisfério, ao longo do Círculo Ártico. Existem grandes áreas de tundra no norte da América do Norte, Europa do Norte e norte da Ásia.
Tundra  e suas estações: A Tundra tem duas estações distintas: um inverno longo e um curto verão. Sendo tão ao norte, a tundra tem longas noites no inverno e os dias longos no verão. O inverno dura cerca de 8 meses e é extremamente frio. No meio do inverno o sol não pode subir por semanas. A tundra é congelada e muitas vezes cobertas de neve durante o inverno e vai atingir temperaturas de -25°C. O verão é mais curto e é marcado pelo outro extremo do sol não definir. No meio do verão, o sol vai ser-se durante 24 horas. Durante o verão as temperaturas podem chegar a 10 °C, fazendo com que a neve a derreter em áreas e zonas úmidas para se formar.  
O que é permafrost?
Permafrost é uma camada de solo abaixo da camada superficial do solo que permanece congelado durante todo o ano. Esta camada é geralmente apenas alguns metros abaixo da superfície. Permafrost impede árvores de crescer na Tundra, porque as árvores precisam ter raízes profundas e não podem crescer no solo congelado.  
Vegetação na Tundra: plantas que crescem na Tundra incluem gramíneas, arbustos, ervas e líquenes. Elas crescem em grupos e permanecer baixas, para manter-se protegido contra os ventos gelados. Elas tendem a ter raízes superficiais e flor rapidamente durante os meses de verão curto. A maioria das plantas na Tundra são perenes que voltam a cada ano a partir da mesma raiz. Isto permite-lhes a crescer durante o verão e salvar-se nutrientes como eles permaneceu dormente durante o inverno. Elas também tendem a ter cabeludo caules e folhas escuras. Isto ajuda-los a absorver a energia do sol.


Animais na Tundra: A tundra tem muito mais animal atividade durante o verão do que no inverno. Isso ocorre porque a maioria das aves migram para o sul para o verão, insetos põem ovos que esperam para o verão para chocar, e alguns mamíferos hibernam durante o inverno. Há mesmo alguns animais, como o caribu, que migram para o sul no inverno. Há alguns animais que se adaptaram ao inverno na Tundra. Alguns deles mudar casacos de marrom no verão para branco no inverno para que eles possam se misturar com a neve. Estes incluem a lebre ártica, o arminho, e a raposa do ártico. Outros animais que são ativos no inverno incluem a coruja nevado, bois musk, e ptarmigans. Durante o verão, a Tundra será repleta de insetos. zonas úmidas será preenchido com mosquitos. Haverá também uma série de atividades pássaro enquanto vêm para comer os insetos e peixes. Animais será mais ativa, saindo da hibernação ou migrando do sul. 
Fatos sobre o Bioma Tundra: A palavra tundra vem de uma Tunturi palavra finlandesa, o que significa planície sem árvores nem esterilidade. A Tundra é um bioma muito frágil que está encolhendo como o permafrost derrete. Lemmings são pequenos mamíferos vivem em toca sob a neve, comem capim e musgo durante o inverno. Os ursos polares vêm para a Tundra para o verão onde eles têm seus bebês. Animais na Tundra tendem a ter pequenas orelhas e rabos. Isto ajuda-los a perder menos calor no frio. Eles também tendem a ter pés grandes, o que ajuda-los a andar em cima da neve. As plantas que crescem em grupos apertados para se protegerem do frio às vezes são chamados plantas de amortecimento. O povo Inuit do Alasca vivem na Tundra.