quarta-feira, 29 de junho de 2016

CAATINGA



Caatinga

*Caatinga: Bioma exclusivo do território brasileiro.  
*Conhecida como sertão seco 
*Nome tem origem do tupi-guarani, que significa “mata branca”. Cores cinzas e  brancos são predominantes nos períodos de estiagem. 
 *Ocupa aproximadamente 10% (+ ou – 700.00 Km²) do território brasileiro, tendo desmatamento de aproximadamente 50% da sua área total.
*Pertencente ao clima semiárido, como pouca precipitação e irregularidade na distribuição ao longo do ano.Com temperatura média de 28 e 30 °C.
*Estando presente em 9 Estados brasileiros: Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Piauí, Sergipe, Ceara e Paraíba. 
*Com riachos e rios intermitentes com cabeceiras no sertão. 

*Podemos encontrar na caatinga duas faixas típicas e distintas da mesma: 
I. Agreste: é uma mesorregião do Nordeste, clima semi – árido com baixa umidade, tem como cultivo o algodão, café e sisal, é uma zona de transição entre a Zona da Mata (litoral nordestino) e o Sertão. 
II. Zona da Mata: mesorregião, faixa litorânea, urbanizado e  industrializado, clima tropical úmido, tem como cultivo o cacau, cana de açúcar. Era uma região coberta pela Mata Atlântica que está em estado de extinção.

*Vegetação:São xerófilas, adaptáveis a baixa quantidade de água e umidade, com poucas ou nenhuma folha no período de estiagem, repletas de espinhos para diminuir a transpiração e a perda de água e galhos retorcidos e raízes profundas para alcançar a água necessária no lençol freático.
I. Uma vegetação única com variantes nas características típicas: fisionômicos de caatingas (caatinga arbórea, caatinga arbustiva, o cariri, o seridó, etc). As famílias de plantas que mais identificam a paisagem são as Cactaceae, Euphorbiaceae Bromeliaceae e Leguminosae. Entre os cactos destacam-se o mandacaru, o xique-xique, vária: espécies de facheiro, coroa de frade, etc.

*Animais da caatinga: preá, siriema, tatu, gambá, cuíca, calango, suçuarana, gato-maracajá e jararaca. São, ao todo, 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios e 241 de peixes.

OBS: ( Caatinga – Célia de Assis e Inês Cordeiro, editora FTD; Geografia – Fernando Portela e Joaquim Andrade,  editora Atlas; Caatinga (Coleção Biomas do Brasil) Autor: Franco, José Maria V.; Uzunian, Armenio; Pedro Henrique M. Cortez; Almeida-cortez, Jarcilene S. Editora: Harbra. Ecologia e conservação da Caatinga. Autor: Leal, Inara R. Editora: UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. Contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1998. AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. – 4ª edição, 2007).