quinta-feira, 16 de junho de 2016

EUROCENTRISMO

 O eurocentrismo foi o fator centralizador de diversos momentos na história. Um deles é o das grandes navegações, no século XVI. Quando os portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses resolveram conquistar os territórios além-mar ficou declarado a imposição da cultura europeia ante as outras que floresceram no continente americano.
Essa posição vista como preconceituosa gerou diversos conflitos e muita carnificina, levando a destruição de diversas populações que habitavam o continente americano, das quais se destacam: maias, astecas e diversas tribos indígenas.
Além da América, muitos países da África e da Ásia sofreram com o eurocentrismo, donde as culturas de outros povos, eram consideradas exóticas, no entanto, em sentido pejorativo. Um dos grandes exemplos eurocêntricos, é a exposição de pessoas de outras etnias, as quais eram levadas para Europa como troféus.
Ainda que o eurocentrismo tenha perpassado por diversos momentos da história, é possível encontrar suas raízes até os dias atuais. Essa visão eurocêntrica é notada atualmente em diversos meios de comunicação, mesmo nas expressões artísticas.
Desse modo, podemos pensar na Europa atualmente e em sua influência sob os diversos países do mundo. Por trás disso, existe ainda uma idealização incutida na cabeça das pessoas de que “tudo o que vem da Europa é melhor” seja a literatura, música, dança, aspectos culturais, políticos, econômicos, dentre outros.