sábado, 25 de junho de 2016

ÉLISÉE RECLUS - GEOGRAFIA E POLÍTICA



GEOGRAFIA POLÍTICA DE ÉLISÉE RECLUS


Um francês de ideologia anarquista, conta com uma extensa obra referente a “Geografia Política”. Tendo várias barreiras impostas as suas ideias contrarias as explorações de classes e o nacionalismo imposto por fronteiras. A contribuição de Reclus também se faz evidente no que se refere ao seu método de análise geográfico, ao defender a unicidade da geografia, e incluir a concepção de “leis” que resultam de um processo contraditório que, engendrado pela combinação de diferentes elementos, move a humanidade a partir de períodos de progresso e retrocesso que se alternam. Sua acepção analítica contempla a compreensão do mundo a partir de uma dimensão espacial e temporal na qual os indivíduos e a sociedade possuem um papel histórico fundamental. Fundou, portanto, as bases de uma “geografia social”.
*1851 que Reclus com vinte um anos, redigiu o seu primeiro texto político “O desenvolvimento da liberdade no mundo”, no qual já existia uma referência a anarquia:

“Nossa meta política em cada nação em particular é a abolição dos privilégios aristocráticos, e em toda a terra a fusão de todos os povos. Nosso destino é chegar a este estado de perfeição ideal onde as nações não terão mais necessidade de estar sob a tutela de um governo ou de outra nação; é a ausência de governo, é a anarquia, a mais alta expressão de ordem.Mas a liberdade política não é nada sem as outras liberdades, não é nada sem as liberdades sociais.”

Princípios que Reclus e jamais abandonou, ao contrário a sua opção pelos ideais anarquistas acentuaram estas convicções. 
 Suas reflexões caminham para um mundo sem Estado, sem fronteiras, criando profunadas indagações sobre a constituição da sociedade, dos valores que estão inseridos nas classes sociais, Estado e políticas. 
Reclus rejeitou a dialética clássica dos contrários, e igualmente a dialética hegeliano - marxista. Igualmente, como os demais anarquistas, preteriu o determinismo geográfico desenvolvido por Friedrich Ratzel e levado a exageros por seus discípulos Ellsworth Hungtington e Ellen Churchill Semple; e também o possibilismo de Paul Vidal de La Blache. Além disto, questionou o darwinismo social elaborado pelos seguidores de Charles Darwin os quais proclamaram que a destruição do mais débil era a lei da natureza. Reclus o analisa como uma ideologia que tinha como objetivo legitimar e oprimir parte uma grande parte da humanidade. O seu sonho anarquista de fraternidade humana, em lugar de buscar razões na competição e na luta pela sobrevivência, reconhecia a importância da harmonia (não isenta de contradições), da cooperação e da necessidade da adaptação do homem ao meio natural. Ao relacionar as leis da natureza com as relações que regem as sociedades humanas Reclus afirma:  
                                
“Invoca - se, contra as reivindicações sociais, o direito do mais forte, e até mesmo o nome respeitado de Darwin serviu, contra sua vontade, para defender a causa da injustiça e da violência...“Vede”, dizem eles (os naturalistas) “é a lei fatal; é o imutável destino, ao quais devoradores e devorados estão igualmente submetidos.”


Por diversas diversas ele recebeu pesadas críticas a Reclus, fator esse comum em um período de grandes embates teóricos.

“Segundo carta de Marx a Bracke, em 20 de novembro de 1876, esse momento fica claro: “O que pensam os socialistas de língua francesa me desagrada profundamente. Eles são representados, bem entendido, pela triste figura dos irmãos Reclus, cofundadores da aliança e profundamente desconhecidos por suas obras socialistas” (ANDRADE, 1985, p.16). E outra dura crítica que Engels faz em uma carta enviada para Liebknecht, de 31 de julho de 1877. “Reclus é um copiador ordinário e nada mais” (ANDRADE, 1985, p.16)”.

Como geógrafo que Reclus depositou a maior parte de seus esforços. Com uma vasta obra discorreu sobre diversos temas e contribuiu com a consolidação da geografia. Isso de tal modo que muitos autores contemporâneos têm sofrido influência de suas ideias. No que diz respeito à relação entre o homem e a natureza suas análises tiveram influência dos métodos usados pela da Escola Tradicional. Entretanto, sua preocupação com as desigualdades sociais do mundo o distinguiu
dos demais autores tradicionais da época, principalmente Vidal La Blache.

“Dessa forma, o que gerou efetivamente a negligencia da geografia de Reclus, diante de seus contemporâneos, não fora a insuficiência teórica de seu pensamento, ao contrario, era uma geografia que mesclava eruditismo, vinculado a filosofias antecedentes, e por sua vez, era uma geografia voltada para o presente, alinhada a mais recente teoria social critica, direcionada à construção de uma sociedade igualitária, moderna e humana. (PINTO, 2011, p. 5)”.


Entretanto, do ponto de vista especialmente geográfico, é importante saber como as formas políticas das sociedades correspondem normalmente às diversas formas terrestres na evolução da humanidade; pode - se estabelecer a este respeito regras gerais, que prevaleceram enquanto a constituição de grandes Estados centralizadores que dispunham de formidáveis meios de coerção não suprimisse os contrastes originários. (RECLUS, 1985, p. 70).
Nesse sentido seu discurso é inovador, porque não vê apenas a relação homem e meio, ma também as relações entre os homens como fato importante no entendimento de sua geografia. Reclus é considerado por Yves Lacoste o geógrafo Francês mais importante e o primeiro geopolítico. Dmitry Nikolayevich Anuchin defende que Reclus forjou o conceito do meio ambiente geográfico.(DASCANIO, 2011, p.8). 
 Compreender Reclus é fazer do questionamento uma ferramenta para o entendimento e evolução da geografia política, como Luta de Classe, Estado, Sociedade, Colonização, Progresso Técnico e Desigualdade Social. Historicamente o Estado interveio para garantir os “direitos” da burguesia, ou outra nomenclatura que se use para a classe dominante do período. Muitas vezes apelando para um de seus braços fundamentais, as forças armadas.Os anarquistas proclamam, apoiados e na observação, que o Estado e tudo qua a ele se liga não é uma pura entidade ou então alguma fórmula  filosófica, mas um conjunto de indivíduos colocados em um meio especial e sofrendo sua influencia. Estes, elevados em honraria, em poder, em tratamento acima de seus concidadãos, são por isso mesmo forçados, por assim dizer, a se crerem superiores as pessoas comuns. (RECLUS, 2011, p.24).
A questão colonial foi outro assunto que Reclus abordou diversas vezes e disponibilizou boa parte de seu tempo para a questão. Inclusive o Brasil esteve em sua análise, no que se diz respeito à colonização e sua abordagem sobre o tema é rico e pouco estudado pelos geógrafos do mundo. Ainda não reconciliada com a população da ilha vizinha, a Grã-Bretanha esforça - se em formar uma só nação com suas “filhas”, as colônias esparsas no mundo, a potencia do Canadá, os Estados da África meridional, Austrália e Ásia. Os patriotas ambicionam a união de todos esses países numa federação estrita, constituindo uma “Bretanha maior”; esse tipo de nacionalidade que o mundo nunca viu teria, ao menos, a incontestável superioridade de assentar - se unicamente na livre participação das nações interessadas. (RECLUS, 1985, p. 109).
Diversas foram as contribuições de Reclus à geografia, e também especificamente a assuntos que tangem a geografia política.Sua atuação e concepção anarquista de mundo fez com que toda sua obra tivesse como objetivo final a superação da sociedade dividida em classes sociais, ou seja, desigual. Em alguns momentos, por motivos financeiros, Reclus publicou conteúdos mais amenos, menos críticos a sociedade, mas isso em nenhum momento prejudicou a amplitude de suas obras. Nesse sentido, o autor retrata as possíveis saídas dos comerciantes, artesãos e pequenos industriais na lógica do capitalismo que se consolidava no início do século XX:

“É evidente que, na evolução contemporânea, o comercial individual com suas lojas, suas tendas de comércio, suas adegas, suas transações efetuadas em pequenas somas, está absolutamente condenado; sua transformação direta em um organismo normal da nova sociedade é impossível. Todos os pequenos lojistas dariam, portanto, uma prova de sagacidade histórica se eles dirigissem sua experiência, sua vontade, o
conjunto de suas forças e de seus recursos para o socialismo reivindicador. (RECLUS, 2011, p.53)”.

É impossível analisar sua obra sem entender os fundamentos que norteiam teoricamente e metodologicamente o anarquismo. Toda a produção intelectual de Reclus ainda dentro da geografia clássica, apesar de não romper com os métodos tradicionais de análise da realidade geográfica (positivismo – naturalismo), consegue introduzir um pensamento crítico e inovador, graças a sua origem anarquista e interesse pelo político - social. Na geografia política, Reclus não só decorreu sobre as diversas temáticas da área como rompeu com análise sempre ligada ao poder e aos grandes agentes econômicos. O que nos permite afirmar seu valor no assunto e relevância sobre o tema.

OBS: (ANDRADE, Manuel Correa. Élisée Reclus.São Paulo: Editora Ática, 1985.CASTRO, Iná Elias. Geografia e Política/Território, escalas de ação e instituições.Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2005.CLAVAL,Paul. História da Geografia. Lisboa: Edições 70, 2006.COSTA, Wanderley Messias. Geografia Política e Geopolítica. São Paulo: Edusp Editora da Universidade de São Paulo, 2008 DESCANIO, Antonio Marcos. Reclus e o estudo das cidades, um discurso geográfico inovador.p. 1/12. In: Colóquio Internacional Élisée Reclus. Anais...São Paulo, 2011. LACOSTE, Yves. A Geografia Isso Serve, Em Primeiro Lugar Para Fazer A Guerra. 12 ed. São Paulo: Editora Papirus, 2006.)