quarta-feira, 22 de junho de 2016

PAÍSES BÁLCÃS



PAÍSES BÁLCÃS


A península Balcânica (mais conhecida como Bálcãs) é uma grande porção de terra localizada no sudeste da Europa, formada por: Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Montenegro, Macedônia, Moldávia, Romênia, Bulgária, Albânia, Grécia e a Turquia parte europeia, tendo como principais cidades - Istambul, Atenas, Belgrado, Sófia, Zagreb, Tirana e Saravejo. Essa região conta com uma vasta história de muitas guerras e conflitos. Região pertenceu a vários povos, como persas,gregos,romanos,bizantinos e otomanos. Povos como sérvios,búlgaros e magiares, também conseguiram estabelecer pequenos impérios na região, contudo, não contiveram o avanço do Império Otomano, que estenderam seu império à região na segunda metade do séc. XIV.                                                                                  
           

Geografia                                                                                                                                                                  *A maior parte da península é coberta de montanhas (o nome vem do turco Bálcã que significa montanha), relevo formado com pequenos rios(Banhada pelas águas do: Mar Adriático - oeste, Mar Jônico - sul, Mar Egeu - sudeste e Mar Negro - nordeste) em várias direções com vales estreitos e planícies litorâneas pouco extensas. As únicas planícies extensas aparecem na Romênia e na Bulgária. Principal via hídrica da região é o Danúbio. 
*Seu clima mediterrâneo e subtropical - na parte sul os invernos são amenos e chuvosos com verões quentes e secos, ao norte da península tem invernos rigorosos com chuvas bem distribuídas, com grande concentrações de neve e verão quente. Os conflitos são relacionados as diferenças étnicas, religiosas e culturais.
*Povos Bálcãs: eslavos, sérvios, croatas, eslovenos, macedônios (origem eslava), romenos, albaneses, búlgaros, húngaros, turcos, alemães e ciganos.Tendo como principais idiomas -  grego, búlgaro, bósnio, croata, turco, romeno, montenegrino. Cada grupo tem o próprio idioma, e as principais religiões: islamismo, católica ortodoxa e romana - cristianismo protestante.                                                                                                
                                                 

 Histórico                                                                                                                                                       *1801(a partir deste ano): Nos Bálcãs formou-se o “Pan-Eslavismo” e inúmeros movimentos nacionalistas que defendia a independência e a união dos eslavos.                                                      
*1878: duas regiões eslavas que conseguiram a independência foram a Sérvia e o Montenegro. Então, o nacionalismo cresceu entre os sérvios, que queriam a formação da “Grande Sérvia”.
*1912/1913: estouraram as Guerras Balcânicas, transformando as fronteiras e as relações políticas da região. Os turcos, muito enfraquecidos há anos, perderam o controle sobre os Bálcãs, enquanto que a Sérvia incorporou a Macedônia e o Kosovo.
*1914: Terroristas da Bósnia-Herzegovina que apoiavam a formação da “Grande Sérvia”, promoveram inúmeros ataques contra o Império Austro-húngaro, que culminaram em junho deste mesmo ano com o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro. Estopim para o início da 1ª Guerra Mundial (1914-1918).                                                                                    
      

*1921: Criada a primeira Constituição do reino, que não agradou a grande maioria dos eslavos, fazendo com que as disputas nacionalistas levassem a graves conflitos étnicos: os sérvios, espalhados por todo território, passaram a ser atacados por eslovenos, bósnios e croatas, que lutavam por autonomia.                                                                                                                                      
*1929: Alexandre I suspendeu a Constituição e impôs uma ditadura, batizando o reino de “Iugoslávia” e impondo a nacionalidade iugoslava como a única aceita pelo novo Estado, contando que, dessa forma, anularia a fragmentação histórica, cultural e nacional dos diversos povos.
*1939/1989: a maioria dos países balcânicos foi dominada por (ditaduras) governos comunistas autoritários, controlados principalmente pela U.R.R.S.                                       
*1989: Com a queda eminente da U.R.S.S., esses governos começaram a perder força, iniciando o processo de democratização dos países balcânicos. No entanto, a maioria das repúblicas tinha sérios problemas econômicos.                                                                           
 *1991/1992: O início da nacionalização e fragmentação iugoslava a região viveu tempos de guerras étnicas-culturais nas nações - Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia e Herzegovina
*2008: Neste ano a ultima nação a declarar independência foi Kosovo.

Obs: (Europa Balcânica, Autor: Martin de la Guardia, R. Editora: Sintesis - Temas: História Geral, Cultura, Geografia, Ciências Sociais, Bálcãs. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2016, ALBANIA. Fourth periodic report to the Committee on the Elimination of Racial Discrimination. Documento das Nações Unidas CERD/C/397/Add.1 que consolida o primeiro, segundo, terceiro e quarto relatórios, devidos respectivamente em 1995, 1997, 1999 e 2001, 12 mar. 2003, BAUDRILLARD, Jean.L'esprit du terrorisme. Paris: Galilée, 2002, BINDER, David. Sex-trade smuggling crackdown Hundreds of trafficking supects caught in Eastern Europe.)